Rio de Janeiro/RJ – A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos – CBDA – em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro, promove na 4ª feira, dia 2 de fevereiro, no Parque Aquático Júlio de Lamare, complexo esportivo do Maracanã, um evento grandioso da Rede de Solidariedade do Esporte em prol das vítimas da região serrana do estado do Rio de Janeiro, atingida pela maior tragédia ocorrida no país, com mais de 670 mortes confirmadas até o momento.
A programação começa a partir das 13 horas, com jogos das categorias de base de polo aquático e apresentações de saltos ornamentais. Às 16 horas, já com transmissão do Sportv, haverá o clássico Fla x Flu de polo aquático adulto, com a presença de jogadores com passagem pela seleção brasileira. E uma hora depois, às 17 horas, haverá o ponto alto do evento com a apresentação da Seleção Russa de nado sincronizado, pentacampeã mundial e tricampeã olímpica, que se exibirá junto com as seleções brasileiras Adulta e Junior da modalidade, ambas em treinamento para competições internacionais. A equipe junior do Brasil participará em março do Sul-Americano da categoria, em Lima/Peru, enquanto a adulta estará no Mundial dos Esportes Aquáticos de Xangai/China, no mês de julho.A entrada será gratuita e caminhões estarão recolhendo água mineral, material de limpeza (vassouras, água sanitária, sabão em pó, etc), artigos de higiene pessoal (fraldas, sabonetes, escovas e pastas de dentes, entre outros), e alimentos não perecíveis (arroz, feijão, açúcar, sal, macarrão, leite em pó, etc).
O evento criado pela CBDA adere à Rede de Solidariedade do Esporte, uma campanha criada pela Secretaria de Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro, comandada pela Secretária Márcia Lins, e que conta com a participação de outras instituições ligadas ao mundo esportivo. Haverá ainda a presença de vários atletas e artistas.
- Essa tragédia mobilizou o País inteiro que se uniu numa corrente de solidariedade na ajuda às vítimas das chuvas. A Secretaria de Esporte e Lazer e a SUDERJ criaram essa Rede de Solidariedade do Esporte para arrecadar donativos nos equipamentos que administramos no Estado e que são referência de esporte e lazer para a população, como Maracanãzinho e Caio Martins, em Niterói. Com esse evento trazendo grandes nomes dos esportes aquáticos pretendemos mobilizar ainda mais essa população que não cansa de ajudar – disse a secretária
O presidente da CBDA, Coaracy Nunes Filho, acredita que é dever de todos colaborar.
- A seleção russa de nado sincronizado vem ao Brasil anualmente para uma série de apresentações e treinamentos com nossas seleções. Achamos que devíamos aproveitar a rara oportunidade em que temos atletas tão completas e premiadas para entrar nesta corrente de auxílio. A solidariedade é uma marca do povo brasileiro e com a nossa união em torno dos atingidos por esta tragédia podemos minorar este sofrimento – disse.
Todos os patrocinadores da CBDA – Correios, Bradesco, Gol Linhas Aéreas Inteligentes e Speedo – estão apoiando a iniciativa e entrando nesta grande rede de solidariedade às regiões afetadas pelas chuvas.
Eliana Alves / Souza Santos / Mariana de Sá